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TJGO inscreve duas práticas da área de Tecnologia da Informação no Prêmio Innovare 2021

Duas práticas da área de Tecnologia de Informação desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás foram inscritas no Prêmio
TJGO inscreve duas práticas da área de Tecnologia da Informação no Prêmio Innovare 2021
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Duas práticas da área de Tecnologia de Informação desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foram inscritas no Prêmio Innovare 2021. As práticas selecionadas foram “Automação de rotinas cartorárias por meio de integrações e uso do Selenium” e “Modelo de decisão para gestão de riscos de contratos de serviços de TI no Poder Judiciário Brasileiro”, ambas na categoria juiz.

“A participação no certame, por si só, independentemente de qualquer premiação, já será uma grande honra para o Poder Judiciário goiano, pois demonstra a criatividade e interesse de nossos magistrados e servidores em apresentar ideias para o avanço e aprimoramento da justiça”, ressalta o presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França. Já o juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino, que figura como autoridade representativa em ambas as práticas, acrescenta que, além da qualidade, os dois projetos “trazem benefícios para número indeterminado de pessoas.”

Projetos
O diretor de Tecnologia da Informação da Presidência do TJGO, Anderson Yagi Costa, é, ao lado do juiz Aldo Sabino, autor da prática “Automação de rotinas cartorárias por meio de integrações e uso do Selenium”. Em resumo, a iniciativa consiste na “automação de rotinas cartorárias que consiste na integração de seu sistema de processo judicial digital - Projudi, e o sistema dos Correios (E-cartas) e na automação do cumprimento de atos processuais por meio da ferramenta de código-aberto Selenium, alcançando um aumento de até 5.900% (cinco mil e novecentos por cento) na produtividade de atos já automatizados.” A principal contribuição do projeto para o aperfeiçoamento da justiça é o “aumento exponencial da produtividade no cumprimento de atos processuais, reduzindo custos e realizando uma melhor alocação da mão de obra. Isso de forma gratuita, fácil e replicável”, explica o diretor.

Para a implantação, o projeto teve a participação das seguintes áreas do TJGO: Presidência, Diretoria de Tecnologia da Informação, Diretoria Judiciária, Coordenadoria Judiciária da Diretoria do Foro de Goiânia e Central de Processamento Eletrônico.

O outro projeto foi inscrito pelo diretor do Núcleo de Contratos e Aquisições de TIC, Glauco Cintra Parreira, também com a autoria do juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino. De acordo com o servidor, “a principal contribuição do trabalho está relacionada à utilização da mineração de dados e da análise multicritério como ferramentas de apoio à tomada de decisão no processo de planejamento da contratação do serviço de suporte técnico de TI no TJGO, visando a transparência e inovação na decisão administrativa, redução das divergências e conflitos no processo de contratação, diminuição dos riscos e maior segurança jurídica na contratação, aumento da maturidade do processo, bem como atendimento às diretrizes dos órgãos de controle.”

Além da DTI, o trabalho teve apoio da diretoria-geral do TJGO e de professores da Universidade de Brasília – UNB.

Fonte(s): Texto: Daniela Becker - Centro de Comunicação Social do TJGO

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