Notícia

Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás recebe visita de comitiva da SSP-DF

Representantes da pasta de segurança pública do Distrito Federal conheceram os sistemas de gestão tecnológica de segurança pública, desenvol
Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás recebe visita de comitiva da SSP-DF
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Representantes da pasta de segurança pública do Distrito Federal conheceram os sistemas de gestão tecnológica de segurança pública, desenvolvidos por Goiás. Objetivo é trazer maior integração entre o Estado e a capital federal, ampliando o combate à criminalidade.

O secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda, recebeu, nesta sexta-feira (21/05), em Goiânia, uma comitiva formada por integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O chefe da SSP-GO apresentou ao titular da SSP-DF, Júlio Danilo Souza Ferreira e demais representantes da pasta, os sistemas de gestão tecnológica de segurança pública, desenvolvidos pelo Estado de Goiás.

Durante a visita, a comitiva do DF conheceu as instalações do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), na sede da SSPGO, e também o Centro Integrado de Comando e Controle Rural, da Polícia Militar. “Foi uma honra recebê-los. Tenho certeza absoluta que, o que for preciso para estreitar essa relação, partindo também para o lado operacional, vai ser feito, tanto da nossa parte, quanto do Distrito Federal, para continuar trazendo cada dia mais tranquilidade e paz para ambas as populações”, ressaltou o secretário Rodney Miranda.

O chefe da Secretaria de Segurança Pública do DF destacou a importante troca de experiências, que deverá proporcionar maior união e aperfeiçoar os sistemas de segurança pública do Distrito Federal e de Goiás “Pretendemos aumentar cada vez mais a integração e a cooperação entre as nossas forças policiais, para que a gente possa, de forma coordenada, combater a criminalidade, que não respeita divisas, não respeita fronteiras”, pontuou Júlio Danilo.

Também em Goiânia, os secretários de segurança pública e demais integrantes das forças policiais discutiram a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica entre Goiás, DF e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é ampliar a integração entre o Estado e a capital federal, para trazer melhorar cada vez mais a atuação policial no entorno do Distrito Federal.

CIICC
Localizado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, no Setor Aeroviário, o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) agrega os serviços de atendimento e ações integradas além do Observatório de Segurança Pública. O CICC também coordena trabalhos vinculados ao sistema de Registro de Atendimento Integrado (RAI).

Utilizado por todas as forças que compõe a segurança pública de Goiás, o sistema é a plataforma de registro de ocorrências e notificação de crimes do Estado. O RAI permite ainda o posicionamento das equipes policiais em tempo real. “A partir do momento em que alguém entra em contato, o despachante vai registrar o cadastro da pessoa. É possível colocar se vai ser um policial, uma viatura, o tipo de serviço, a unidade que será alocada”, explicou o gerente de Inovação da SSPGO, Diego André Mota da Silva.

SISORCRIM
O Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas (SISORCRIM) é uma ferramenta de inteligência pioneira no Brasil, criada em 2020, e que tem como objetivo facilitar e integrar ainda mais o trabalho das forças policiais. O sistema auxilia com ações de georreferenciamento da área de atuação dos criminosos, integração com bases de dados, movimentação no sistema prisional e novos procedimentos policiais e relatórios sobre os integrantes de Orcrim’s.

“Conseguimos mapear suspeitos, identificar a organização criminosa que é relacionada a quais tipos de crimes. A ferramenta facilita a inserção de dados”, pontuou o gerente de Inteligência Estratégica da SSPGO, Erival de Souza Melo, durante apresentação do sistema.

A ferramenta foi desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Inteligência Integrada e Superintendência Integrada de Tecnologias em Segurança Pública, Tribunal de Justiça e Diretoria Geral de Administração Penitenciária.

Centro Integrado de Comando e Controle Rural
Na tarde desta sexta-feira, a comitiva do DF conheceu o primeiro Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC) do país, do Batalhão Rural da PMGO. O trabalho, considerado pioneiro, é referência para todas as outras unidades da Federação. A sede da unidade já recebeu a visita de representantes de 14 Estados brasileiros, além de comitivas do Japão e da Colômbia.

Por meio das ações de georreferenciamento, realizadas desde o início da atual gestão do Governo de Goiás, 32.525 propriedades rurais já foram cadastradas no sistema de monitoramento. Apenas no primeiro trimestre de 2021, de janeiro a março, foram 4.574 cadastros. A expectativa é de que, até o final deste ano, 50 mil propriedades estejam cadastradas no CIICC.

Também participaram da visita e apresentação dos sistemas de gestão tecnológica de segurança pública de Goiás, o subsecretário da SSPGO, Agnaldo Augusto da Cruz; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Esmeraldino Jacinto Lemos; o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Pinto Lourenço; o diretor-geral de Administração Penitenciária, Tenente-coronel Franz Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues; o chefe de Gabinete da SSPGO, Geraldo André Scarpellini Vieira; a superintendente de Gestão Integrada, Andresa Tokumi Franco Yamamoto; o superintendente de Ações e Operações Integradas, Emmanuel Henrique Balduíno de Oliveira; a gerente do Observatório de Segurança Pública, Suzzan Sharon Xavier e a gente de Suporte Operacional da SPTC, Fernanda Marcelino da Silva.

Também fizeram parte da comitiva técnica do Distrito Federal o secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Milton Rodrigues Neves; o chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Thiago Frederico de Souza Costa; o subsecretário de Modernização Tecnológica da SSPDF, Valdevino Peixoto da Costa e o chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, André Kluppel Carrara.

Fonte(s): Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Comentários

Últimas notícias

06 Mai
Goiás
Acampamento Terra Livre 2024 conclui com a declaração "Terra, Tempo e Luta"

Povos indígenas encerram evento com declaração pela defesa de suas terras ancestrais e contra a violência

06 Mai
Goiás
Conheça Leo Saavedra: A Inspiração por Trás da

Com um coração de guerreiro e sua determinação incansável o jovem é um raio de esperança em tempos de desafio e adversidade

06 Mai
Goiás
Auxílio na Educação: TV é instrumento importante para famílias de menor renda

Para muitas famílias, desenhos e programas infantis são a única ferramenta segura e acessível de lazer para a criançada