Agora

Assembleia de Deus - Missão

12:00 - 12:59

Notícia

Reunião debate ações integradas para atender populações indígenas e quilombolas de Goiás

Justiça itinerante
Reunião debate ações integradas para atender populações indígenas e quilombolas de Goiás
Centro de Comunicação Social do TJGO

Promover acesso à cidadania e garantir direitos às populações indígenas e quilombolas de Goiás foi tema de reunião realizada na última quinta-feira (18), por iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A intenção é promover mutirões com partícipes que integram o Sistema de Justiça Estadual, a fim de levar os serviços do Judiciário para as moradoras e moradores das regiões fora dos centros urbanos.

 

Anfitriã da reunião, a juíza auxiliar da presidência do TJGO Sirlei Martins da Costa afirmou que vai se reunir “com representantes e líderes comunitários para conversar e saber, exatamente, quais são as demandas e como o Poder Judiciário pode contribuir com as peculiaridades de cada povo e região”.

 

Ainda segundo a magistrada, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, determinou que o planejamento seja realizado visando que a primeira ação seja realizada na comunidade Kalunga. Ela explicou que a estimativa é que haja cerca de 4.5 mil pessoas, remanescentes de quilombos, em um território entre os municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.

 

Uma das participantes da reunião, a promotora de justiça Úrsula Pinto falou que é importante “o Poder Judiciário ir até a região, pois o transporte dos moradores kalungas é difícil até a comarca, o que demanda dinheiro e gasto com alimentação. Muitos acabam desistindo de pleitear os seus direitos se precisam se deslocar”.

 

Indígenas

 

Em Goiás, há três povos indígenas aldeados, Karajá, no município de Aruanã; Tapuio, em áreas dos municípios de Rubiataba e Nova América; e os AváCanoeiro, entre os municípios de Minaçu e Colinas do Sul.

 

Diretor do Foro de Crixás, o juiz Alex Lessa, que já atuou na região de Rubiataba afirmou que é preciso entender as peculiaridades dos povos indígenas, citando o sociológo português Boaventura Santos: “a igualdade descaracteriza, é preciso respeitar e compreender as demandas”. O magistrado ainda destacou que “muitos indígenas estão à margem da sociedade e não têm acesso a documentos, o que os deixam excluídos de políticas públicas”.


Também participaram da reunião: o juiz Leonys Lopes Campos da Silva, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC); juíza Marina Cardoso Buchdid, diretora de Foro da comarca de Rubiataba; juiz Alex Alves Lessa, coordenador do Observatório de Direitos Humanos; juíza Coraci Pereira da Silva, respondente pela comarca de Maurilândia; promotora Tamara Andreia Botovchenco Rivera, coordenadora da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Ministério Público de Goiás MP/GO; promotora Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, titular da comarca de Cavalcante; promotora Marta Moriya Loyola; e o promotor Márcio L. Toledo.

 

E, ainda: Marco Túlio Félix Rosa, coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos - NUDH/DPEGO; Mislene Medrado de Oliveira Borges, diretora de Planejamento e Inovação do TJGO; Luciano Augusto, diretor do Centro de Comunicação Social do TJGO; Raquel Magalhães, Sscretária do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO; Arianne Rocha, assessora da comarca de Cavalcante; Raquel Magalhães Antonini, servidora do NURSA; Marielza Nobre Caetano da Costa, servidora do NUPEMEC; Jackson de Sousa Santos, servidor do NUPEMEC; Katiucia Martins Guerra e Camila Leão.  (Texto: Lilean Cury / Foto: Cecília Oliveira – Centro de Comunicação Social do TJGO).

 

Fonte(s): Centro de Comunicação Social do TJGO

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Aconteceu
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Aconteceu
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Aconteceu
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.