Agora

Marcos Resende

07:00 - 09:59

Notícia

Povos indígenas do Brasil relatam ameaças e retrocessos em dossiê internacional

Documento denuncia agenda anti-indígena do Governo Federal liderada por Jair Bolsonaro
Povos indígenas do Brasil relatam ameaças e retrocessos em dossiê internacional
Divulgação

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publica  hoje (16) seu Dossiê Internacional de Denúncias. O documento reúne uma série de dados e informações que demonstram que Bolsonaro elegeu os povos indígenas como inimigos de seu Governo, e transformou seus discursos de ódio em política de Estado. O documento relaciona ainda as ações e omissões de Bolsonaro com o aumento dos casos de violência e conflito nos territórios indígenas.

 

A iniciativa é parte da estratégia da Apib de ampliar o conhecimento internacional sobre a situação emergencial vivenciada pelos Povos Indígenas no Brasil. Na última semana, a instituição protocolou denúncia perante o Tribunal Penal Internacional, em Haia, pedindo a investigação de Bolsonaro por crimes de genocídio e ecocídio. Agora, o dossiê apresenta uma perspectiva de análise ampla, para expor ao mundo a agenda anti-indigenista que avança no Brasil. 

 

Conforme narra trecho do Dossiê, a agenda de violências contra os povos  é “orquestrada com a participação direta do Poder Executivo, avança a passos largos no Congresso Nacional e ronda decisões que passam pelas mãos dos ministros da Suprema Corte Brasileira, o Supremo Tribunal Federal (STF), e também por outras instâncias do Poder Judiciário”. 

 

O documento será lançado em evento online, que começa às 12h00 (horário de Brasília), com a participação de Sônia Guajajara e Dinamam Tuxá, da coordenação executiva da APIB, Eloy Terena, coordenador do departamento jurídico da instituição. Ana Patté, do povo Xokleng de Santa Catarina, também participa da atividade para relatar a trajetória de conflitos na Terra Indígena Ibirama-Laklãnõ, cujo caso será analisado pelo STF dia 25 de agosto e possui caráter de "repercussão geral”, o que torna esse julgamento determinante para o futuro das demarcações de Terras Indígenas no Brasil.  

 

A Apib disponibilizará o documento para download livre em seu site a partir das 12h00, nos seguintes idiomas: Português, Espanhol e Inglês. 

 

SERVIÇO

O que: Lançamento do Dossiê Internacional de Denúncias dos Povos Indígenas do Brasil

Quando: Segunda-feira, 16 de agosto

Horário: a partir das 12h00

Onde: Canal de Youtube da APIB: www.youtube.com/c/APIBOFICIAL

          Página de Facebook da APIB:facebook.com/apiboficial

Fonte(s): APIB Comunicação

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Brasil
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Brasil
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Brasil
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.