Notícia

Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta completa 80 anos

HDS lança campanha para comemorar seus 80 anos de existência e resgatar o legado da unidade referencial em atenção humanizada aos pacientes.
Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta completa 80 anos
Juliano Fagundes para hds.org.br

No último dia 30, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) lançou a campanha "10 anos de gestão, 80 anos de vida". A unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), comemora seus 80 anos de existência e busca resgatar seu legado como referência em atenção humanizada aos pacientes.

Fundado em 1943 como Leprosário Colônia Santa Marta, o HDS passou por transformações ao longo dos anos para se adaptar às novas políticas de atenção aos portadores de hanseníase. Em 1983, tornou-se o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS Santa Marta).

Desde 2013, sob a administração da Agir, a unidade passou por um processo de expansão dos atendimentos médicos, multiprofissionais e realização de exames. Foram construídas a Unidade de Cuidados Prolongados, a Residência Assistencial e um novo ambulatório especializado em feridas crônicas, o único em Goiás.

Além disso, a unidade mantém mais de 40.000m² de área verde, que recebe manutenção periódica, proporcionando um ambiente ecológico favorável à recuperação dos pacientes.

Ao longo do segundo semestre de 2023, estão programadas uma série de atividades para resgatar o legado da unidade e sua importância histórica para Goiás. Destaca-se o projeto do Acervo Colônia Santa Marta, uma exposição que reunirá itens que fizeram parte da história da unidade e de seus moradores, prevista para dezembro, quando o aniversário oficial será celebrado.

Luiz Sampaio, diretor geral da unidade, destaca que o HDS é uma história única no país. Durante décadas, a unidade assemelhava-se mais a uma pequena cidade do que a um hospital, com serviços próprios, comércio, áreas de lazer e até uma espécie de prefeitura. Embora agora seja uma unidade hospitalar, para muitos pacientes é o seu lar.

Para André Alves dos Santos, diretor administrativo financeiro, a administração da unidade por uma organização social (OS) deu uma nova vida ao HDS, resguardando seu patrimônio e oferecendo melhores condições aos pacientes moradores.

A dra. Lívia Evangelista da Rocha Aguilar, diretora técnica, ressalta o papel extremamente relevante do HDS no tratamento de pacientes idosos e com doenças crônicas, expressando sua alegria em fazer parte da família HDS e acompanhar o crescimento e as melhorias ao longo dos anos.

O HDS continua expandindo seus serviços para atender cada vez mais pacientes. Recentemente, foi implantado um novo ambulatório de feridas crônicas, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade. Além disso, desde fevereiro, o HDS passou a oferecer exames anatomopatológicos, doppler e ultrassom, ampliando o leque de exames disponíveis à população goiana.

Com mais de 50 mil atendimentos realizados de janeiro a junho de 2023, a unidade demonstra ser referência em atenção humanizada aos pacientes e moradores. Atualmente, conta com mais de 500 profissionais dedicados diariamente para proporcionar cuidado e bem-estar aos pacientes.

Nesse marco de 80 anos, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta reafirma seu compromisso com a saúde e o resgate de sua história, buscando continuar sendo um referencial no cuidado de vidas.

Fonte(s): Texto de Wesley Neves com informações de Juliano Fagundes para hds.org.br

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Ciência & Tecnologia
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Ciência & Tecnologia
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Ciência & Tecnologia
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.