Agora

Carlos Ribeiro

14:00 - 18:59

Notícia

Governo de Goiás recebe terceiro lote da Pfizer/BioNTech, com 21.060 vacinas

Nova remessa, que chegou na madrugada desta quarta-feira (19/05), será utilizada para reforçar aplicação da primeira dose em grupo
Governo de Goiás recebe terceiro lote da Pfizer/BioNTech, com 21.060 vacinas
Fotos: André Saddi

Nova remessa, que chegou na madrugada desta quarta-feira (19/05), será utilizada para reforçar aplicação da primeira dose em grupos prioritários. Imunizantes serão distribuídos para cinco municípios goianos com capacidade de armazenamento e aplicação do imunobiológico, que exige condições especiais de temperatura

O Governo de Goiás recebeu, na madrugada desta quarta-feira (19/05), o terceiro lote de vacinas fabricadas pela Pfizer/BioNTech, com 21.060 doses. Os imunizantes serão distribuídos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade e Rio Verde. Os municípios possuem capacidade de armazenamento e aplicação devido às particularidades do imunobiológico que exige temperaturas mais baixas.

O lote de vacinas chegou no Aeroporto Internacional de Goiânia em voo comercial. O carregamento foi levado para a Central Estadual de Rede de Frio, na capital, onde ficará armazenado a uma temperatura negativa entre -25°C e -15°C. Após conferência por técnicos da SES, as doses serão encaminhadas aos cinco municípios, para que prossigam com as ações do Plano Nacional de Imunização (PNI) Contra a Covid-19.

A vacina da Pfizer/BioNTech possui registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem mais de 90% de eficácia comprovada quando aplicadas as duas doses. O intervalo entre a primeira aplicação e o reforço vacinal, segundo Ministério da Saúde, é de três meses.

Nesta semana, o Governo de Goiás já recebeu 217.160 vacinas. O primeiro lote chegou na madrugada de terça-feira (17/05), com 196 mil imunizantes da AstraZeneca, produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desse total, 79.600 destinados à aplicação da primeira dose e 116.500 para reforço.

Com o avanço da vacinação, o Estado está em “queda sustentada” nos indicadores da pandemia, com o número de internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em redução há mais de 40 dias. “A aplicação das vacinas avançou e temos números sensíveis que mostram diminuição das internações das pessoas idosas e dos trabalhadores da saúde”, frisa o secretário de Estado da Saúde Goiás, Ismael Alexandrino.

Ainda segundo o secretário, apesar do alívio de ver o mapa de risco de Goiás caminhando para uma situação melhor, é importante que a população mantenha todos os cuidados, como os hábitos de higiene e distanciamento social. “Não podemos pensar que a pandemia acabou”, alerta.

Desde que o Ministério da Saúde deu início ao PNI, em janeiro deste ano, o Estado já foi contemplado com 2.652.280 imunizantes contra Covid-19, sendo 1.351.530 da CoronaVac, 1.224.700 da AstraZeneca e 76.050 da Pfizer.

De acordo com levantamento realizado pela SES-GO, até esta terça-feira, 1.185.180 goianos já haviam recebido a primeira dose e 584.086 foram vacinados com a segunda. Os dados são preliminares e coletados no Painel Covid-19 do Governo de Goiás.

Fonte(s): Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Saúde
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Saúde
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Saúde
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.