Notícia

Governo de Goiás e UFG criam força-tarefa para recolocar Pedra Goiana no local de origem

“Vamos devolvê-la ao povo goiano, para que as pessoas apreciem essa beleza natural”, diz governador
Governo de Goiás e UFG criam força-tarefa para recolocar Pedra Goiana no local de origem
Fotos: Hegon Corrêa

“Vamos devolvê-la ao povo goiano, para que as pessoas apreciem essa beleza natural”, diz governador Ronaldo Caiado ao participar de expedição a pé com equipes da Universidade Federal de Goiás e especialistas, no Parque Estadual da Serra Dourada, em Mossâmedes. Rocha foi tombada em 1965 por adolescentes com uso de macaco hidráulico

O governador Ronaldo Caiado acompanhou, na manhã deste sábado (21/08), equipes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialistas que estudam estratégias para recolocar a Pedra Goiana em seu local de origem. O monumento natural, com peso estimado de 25 toneladas, fica no Parque Estadual da Serra Dourada, em Mossâmedes. A rocha foi tombada em 1965 por adolescentes com uso de um macaco hidráulico.

O grupo realizou uma verdadeira expedição a pé até a região, onde a rocha está caída à beira da elevação natural que a sustentou durante muitos séculos. O desafio é recolocá-la sobre duas pedras menores, com o equilíbrio que a própria natureza tornou possível um dia. “Vamos devolvê-la ao povo goiano, para que as pessoas apreciem essa beleza natural da nossa Serra Dourada”, assegurou Caiado, que apoia o projeto.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, que articulou a parceria entre o Governo de Goiás e a UFG, a ação é de importância ímpar para o estado. "A recolocação da Pedra Goiana representará um resgate histórico da nossa cultura e, em especial, das cidades de Goiás e Mossâmedes", frisou.

A rocha está na Reserva Biológica Professor José Angelo Rizzo, área que pertence à UFG. “Já tem cerca de 10 anos que temos buscado parceiros para fazer o deslocamento da rocha. Nossa equipe está empenhada na operação, que depende de recurso, equipamento pesado, todo um maquinário”, disse o reitor da universidade, Edward Madureira. Ele explicou que trata-se de uma operação multidisciplinar, com a participação de geólogos, engenheiros e biólogos.

O professor da UFG e engenheiro civil Enio Pazini Figueiredo classificou a missão como uma “odisseia” que demanda tempo, especialmente por se tratar de uma rocha pertencente a uma reserva. “O principal ponto que dificulta é que está numa área de preservação. Temos que ter um cuidado muito grande. A própria rocha é toda estratificada. Ao movimentá-la, existe uma preocupação, inclusive, de não causar danos maiores”, detalhou.

Parcerias
O projeto tem também a contribuição da Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio do Campus Cora Coralina, localizado na cidade de Goiás. O geólogo e professor Pedro Vieira acompanhou a comitiva durante a visita técnica. A intenção é que ele e a instituição trabalhem na restauração do espaço com o conhecimento da região e dando apoio à iniciativa na parte ambiental.

A César Transportes, empresa especializada na movimentação de cargas, também acompanhou a vistoria técnica do local neste sábado. O engenheiro Mário César de Paiva explicou que a parte operacional requer equipamentos específicos, uma vez que a Pedra Goiana está em uma área de difícil acesso. Ação tão complexa quanto necessária para resgatar esse monumento natural. “É um patrimônio histórico. O que essa operação vai custar é desprezível perto do valor que ele tem”, disse.

Segundo a vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves, recolocar a Pedra Goiana em seu local original é o primeiro dos vários planos que a universidade tem para a região. O objetivo é que a reserva biológica receba algumas estruturas de atendimento ao turista, como museu, observatório e até teleférico. “Tudo isso está em estudo para que a gente consiga valorizar a história da região e preservar o que faz parte da cultura do povo goiano”, salientou.

Presidente do Sindicato da Indústria Extrativa do Estado de Goiás, Luiz Antônio Vessani chamou a atenção para união de esforços em prol do projeto. "Não é uma coisa partidária, não é política, é cultural. A mineração está se colocando disposta a contribuir", comentou. Ele já participou de reuniões junto ao governador para tratar do assunto e, neste sábado, integrou a comitiva que foi até a reserva biológica. Também participou da vistoria o chefe de gabinete do governador, Alex Godinho.

Fonte(s): Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Goiás
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.