Agora

Carlos Ribeiro

14:00 - 18:59

Notícia

Goiás aplica mais de 82 mil doses de vacina contra Covid-19 em moradores do DF

Imunização de pessoas com endereço do DF ocorre em todo Estado. Situação é mais comum na região do Entorno.
Goiás aplica mais de 82 mil doses de vacina contra Covid-19 em moradores do DF
Foto: SES-GO

“Não é possível barrar vacinação de brasilienses do ponto de vista legal e, acima de tudo, moral”, diz governador Ronaldo Caiado

O Governo de Goiás aplicou 82.103 vacinas contra a Covid-19 em pessoas com endereço do Distrito Federal (DF). Destas, 64.666 referentes à primeira aplicação, 17.360 ao reforço e 77 receberam imunizante de uma única dose. Para esse levantamento, foram consideradas as informações inscritas no Cartão Nacional de Saúde. Recentemente, o governador Ronaldo Caiado comentou que “não é possível barrar a vacinação de brasilienses do ponto de vista legal e, acima de tudo, moral”.

O registro de moradores ocorre em todo o Estado, entretanto, pela proximidade com Brasília, as Regiões de Saúde do Entorno Norte e Sul são as com mais casos de imunização de brasilienses. De acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial o da universalidade, as pessoas podem se vacinar fora das cidades de origem. “Jamais admitiria que esse princípio fosse quebrado”, ressaltou Caiado.

Nesta semana, o Estado iniciou uma nova etapa da campanha que visa acelerar a aplicação das vacinas nos municípios goianos. O governador Ronaldo Caiado confirmou, nas redes sociais, uma mudança na estratégia de imunização. “90% das vacinas que chegarem serão aplicadas nos municípios por faixa etária. 10% destinam-se a grupos específicos”, informou.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, reforçou que será possível avançar ainda mais na imunização. “As vacinas podem ser utilizadas para grupos específicos de acordo com a realidade do município. Pelo menos 90% das doses, o que pode chegar a 100%, avançarão por ordem decrescente de idade”, pontuou.

Balanço
O Governo de Goiás, em parceria com as prefeituras municipais, já imunizou 244.802 pessoas no Entorno do Distrito Federal com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Em relação ao reforço, 71.297 receberam a aplicação. Ao todo, foram distribuídos 434.034 imunizantes aos 15 municípios que contornam a capital federal e as cidades-satélites.

A Região de Saúde do Entorno Sul, que abrange os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, teve 226.836 vacinas aplicadas contra a Covid-19, das quais 173.760 para primeira dose e 52.970 para reforço.

No Entorno Norte, constituído pelos municípios de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso, Cabeceiras, Flores de Goiás, Formosa, Planaltina, São João D’Aliança e Vila Boa, foram aplicados 94.461 imunizantes, sendo 75.756 para a primeira aplicação e 18.705 para segunda.

Fonte(s): Secretaria de Estado da Saúde - Governo de Goiás

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Saúde
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Saúde
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Saúde
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.