Notícia

Furto de energia dispara em Goiás: cidades campeãs surpreendem!

Descubra quais cidades goianas lideram o ranking de furto de energia, o crime que prejudica a qualidade do serviço e eleva a conta de luz.
Furto de energia dispara em Goiás: cidades campeãs surpreendem!
Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

A Equatorial Goiás acende o alerta vermelho ao identificar as cidades com o maior índice de furto de energia em todo o estado. Os municípios de Luziânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Caldas Novas estão no topo da lista negra da distribuidora. Nos primeiros três meses deste ano, a empresa inspecionou 70 mil unidades consumidoras em Goiás e encontrou cerca de 26 mil casos de irregularidades. Isso representa um total de 18 Gigawatt-hora (GWh), o suficiente para abastecer uma cidade de 10 mil habitantes por um ano inteiro!

A Equatorial Goiás está unindo forças com a Polícia Civil para combater esse crime que não só é passível de reclusão e multa, mas também compromete a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a segurança da população. Os "gatos" sobrecarregam a rede elétrica, causam interrupções no fornecimento de energia e prejudicam o serviço para os clientes regulares. Além disso, eles contribuem para elevar o valor da conta de luz de todos os consumidores. A empresa alerta que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece uma parte das perdas comerciais nas tarifas, o que inclui furtos e fraudes.

Pabllo Barbosa, gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, ressalta que a empresa não está medindo esforços para combater o furto de energia. Investimentos em novos sistemas e tecnologias estão sendo feitos, como a instalação de aproximadamente 2,5 mil equipamentos de medição blindada em todo o estado. Essa tecnologia permite um acompanhamento preciso do consumo de energia, garantindo um registro correto e impedindo qualquer tipo de fraude na medição.

A distribuidora também realiza inspeções periódicas nos medidores de energia dos clientes para assegurar a qualidade da medição. Caso haja suspeita de falha ou alteração, os equipamentos são retirados e analisados no Laboratório de Calibração da companhia, que é certificado pelo Inmetro e frequentemente auditado pela Aneel.

A Equatorial Goiás conta com a colaboração dos clientes no combate às fraudes e furtos de energia. Denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento da empresa pelo número 0800 062 0196, e não é necessário se identificar.

A Equatorial Goiás, pertencente ao Grupo Equatorial Energia, é a terceira maior empresa de distribuição de energia do país, atendendo cerca de 13 milhões de clientes em suas sete concessionárias. Em Goiás, são mais de 3 milhões de clientes em 237 municípios, abrangendo 98,7% do território estadual.

Fonte(s): Texto de Wesley Neves com informações de Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

Comentários

Últimas notícias

06 Mai
Goiás
Acampamento Terra Livre 2024 conclui com a declaração "Terra, Tempo e Luta"

Povos indígenas encerram evento com declaração pela defesa de suas terras ancestrais e contra a violência

06 Mai
Goiás
Conheça Leo Saavedra: A Inspiração por Trás da

Com um coração de guerreiro e sua determinação incansável o jovem é um raio de esperança em tempos de desafio e adversidade

06 Mai
Goiás
Auxílio na Educação: TV é instrumento importante para famílias de menor renda

Para muitas famílias, desenhos e programas infantis são a única ferramenta segura e acessível de lazer para a criançada

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.