Agora

Carlos Ribeiro

14:00 - 18:59

Notícia

Furto de energia dispara em Goiás: cidades campeãs surpreendem!

Descubra quais cidades goianas lideram o ranking de furto de energia, o crime que prejudica a qualidade do serviço e eleva a conta de luz.
Furto de energia dispara em Goiás: cidades campeãs surpreendem!
Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

A Equatorial Goiás acende o alerta vermelho ao identificar as cidades com o maior índice de furto de energia em todo o estado. Os municípios de Luziânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Caldas Novas estão no topo da lista negra da distribuidora. Nos primeiros três meses deste ano, a empresa inspecionou 70 mil unidades consumidoras em Goiás e encontrou cerca de 26 mil casos de irregularidades. Isso representa um total de 18 Gigawatt-hora (GWh), o suficiente para abastecer uma cidade de 10 mil habitantes por um ano inteiro!

A Equatorial Goiás está unindo forças com a Polícia Civil para combater esse crime que não só é passível de reclusão e multa, mas também compromete a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a segurança da população. Os "gatos" sobrecarregam a rede elétrica, causam interrupções no fornecimento de energia e prejudicam o serviço para os clientes regulares. Além disso, eles contribuem para elevar o valor da conta de luz de todos os consumidores. A empresa alerta que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece uma parte das perdas comerciais nas tarifas, o que inclui furtos e fraudes.

Pabllo Barbosa, gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, ressalta que a empresa não está medindo esforços para combater o furto de energia. Investimentos em novos sistemas e tecnologias estão sendo feitos, como a instalação de aproximadamente 2,5 mil equipamentos de medição blindada em todo o estado. Essa tecnologia permite um acompanhamento preciso do consumo de energia, garantindo um registro correto e impedindo qualquer tipo de fraude na medição.

A distribuidora também realiza inspeções periódicas nos medidores de energia dos clientes para assegurar a qualidade da medição. Caso haja suspeita de falha ou alteração, os equipamentos são retirados e analisados no Laboratório de Calibração da companhia, que é certificado pelo Inmetro e frequentemente auditado pela Aneel.

A Equatorial Goiás conta com a colaboração dos clientes no combate às fraudes e furtos de energia. Denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento da empresa pelo número 0800 062 0196, e não é necessário se identificar.

A Equatorial Goiás, pertencente ao Grupo Equatorial Energia, é a terceira maior empresa de distribuição de energia do país, atendendo cerca de 13 milhões de clientes em suas sete concessionárias. Em Goiás, são mais de 3 milhões de clientes em 237 municípios, abrangendo 98,7% do território estadual.

Fonte(s): Texto de Wesley Neves com informações de Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Goiás
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.