Notícia

Falsos links do G1 são usados no WhatsApp para espalhar notícias falsas sobre caso Lázaro

Uma técnica simples, mas eficaz, está sendo usada para espalhar desinformação sobre o caso Lázaro Barbosa.
Falsos links do G1 são usados no WhatsApp para espalhar notícias falsas sobre caso Lázaro
Divulgação

Usuários do WhatsApp estão compartilhando falsas reportagens do portal G1 sobre uma suposta fuga do criminoso para estados vizinhos — e até mesmo unidades da federação sem fronteira com Goiás. A Lupa identificou pelo menos quatro textos praticamente idênticos dizendo que Lázaro escapou do cerco policial e está se locomovendo para Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão e Tocantins.

“A Polícia do DF e de Goiás diz que Lázaro escapou em direção a fronteira de São Paulo com MS, o mesmo (sic) roubou um carro em uma fazenda e abandonou próximo a Andradina e está ruma a cidade de Três Lagoas”, diz um desses textos — os outros estão no mesmo formato, mas mencionam outros estados e municípios. A mensagem é acompanhada por um link do site G1, com uma pré-visualização do site em destaque.

Contudo, trata-se de uma manipulação: o G1 não publicou nenhuma reportagem com esses textos. A única reportagem que, de fato, foi publicada desmente esse boato. O que os produtores de desinformação fizeram foi publicar dois links, a página inicial do portal — apenas para gerar a pré-visualização — e um segundo link sem nenhuma relação com o assunto. Assim, muitas pessoas compartilham a mensagem sem clicar no link, e acreditam que a publicação partiu de uma fonte com credibilidade.

Até o momento, não há informações de que Lázaro teria conseguido sair de Goiás. A última atualização fornecida pela Secretaria de Segurança de Goiás (SSP-GO) era de que os agentes ainda estavam realizando buscas. Nesta terça-feira (22), os policiais encontraram um carro queimado que poderia ter sido utilizado por Lázaro nos últimos dias. O veículo está sendo periciado pelas autoridades e, até o momento, as autoridades não divulgaram mais detalhes. Os agentes também encontraram um lençol em um local onde Lázaro poderia estar se abrigando, mas, novamente, especialistas ainda estão realizando uma perícia no objeto.

Entre os estados citados, o Mato Grosso do Sul já se posicionou sobre o caso. A assessoria de imprensa da Polícia Civil do estado informou, em nota, que não há informações oficiais que comprovem que Lázaro Barbosa tenha conseguido chegar ao estado. “Estamos acompanhando e, caso necessário, todo e qualquer apoio será disponibilizado ao Estado vizinho. Até o momento não se tem notícia de que o foragido tenha vindo para cá, ou que passaria por aqui para chegar ao Paraguai ou Bolívia”, disse.

Boatos
A Lupa já identificou outros boatos envolvendo o caso de Lázaro Barbosa. Na semana passada, circulou pelas redes sociais vídeos e imagens que supostamente mostrariam a sua prisão. Contudo, os registros não estavam relacionados ao foragido. Outra imagem mostrava o ex-presidente Lula segurando uma faixa escrito “Lázaro inocente”, porém a fotografia foi editada e não corresponde a original publicada nas redes sociais do petista.

Caso
Lázaro é o principal suspeito de matar uma família de quatro pessoas na Ceilândia Norte, no Distrito Federal, e é procurado desde o dia 9 de junho. Durante sua fuga, ele chegou a sequestrar uma família em Edilândia, Goiás, e feriu pelo menos 3 pessoas na região. Ele tem uma extensa ficha criminal e já foi preso em outros episódios.

Fonte(s): por NATHÁLIA AFONSO em FOLHA

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Aconteceu
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Aconteceu
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Aconteceu
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.