Notícia

Enel Distribuição Goiás alerta para o risco de incêndios próximo à rede elétrica

A companhia começou uma campanha de conscientização sobre queimadas em parceria com os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho.
Enel Distribuição Goiás alerta para o risco de incêndios próximo à rede elétrica
Divulgação

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que a umidade relativa do ar em Goiás está variando entre 20% e 12%, o que provoca não apenas risco à saúde das pessoas, mas perigo aumentado de incêndios. O fogo próximo à fiação elétrica pode causar curtos-circuitos, levando ao desarme do sistema elétrico?ou até mesmo?a?danos estruturais, impactando diretamente no abastecimento de energia.  

Atenta a esse cenário, a Enel Distribuição Goiás é uma das mais de 40 instituições que integra o Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás, instalado no mês passado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de evitar a ocorrência e combater as queimadas no meio rural. A distribuidora também iniciou uma campanha de conscientização, que conta com participação dos humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho (assista ao vídeo em Nilton Pinto e Tom Carvalho - Combate às queimadas na zona rural).  

Para diminuir o impacto para seus clientes, a?Enel Distribuição Goiás?monitora, em tempo real, 24 horas por dia, os focos de queimadas próximas à rede em todo o Estado. O monitoramento é realizado pelo Centro de Operação do Sistema (COS), a partir de imagens de satélite, com dados fornecidos?em tempo real?pela?Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.?? 

O responsável de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, Ícaro Barros,?ressalta que o sistema elétrico é muito sensível a queimadas e, para reduzir os possíveis danos provocados pelo fogo, a companhia realiza anualmente ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, na poda de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes.?? 

Qualquer princípio de incêndio,?explica?Ícaro,?como queimadas em caçambas de lixo, às margens de estradas, entulhos em lotes baldios ou pastagens, pode causar prejuízos ao abastecimento de energia em áreas urbanas e rurais.?“Quando um foco de incêndio é identificado próximo à rede, o Corpo de Bombeiros é acionado, assim?como equipes de atendimento da distribuidora, que atuam de forma rápida caso o fogo provoque a interrupção do fornecimento de energia.”? 

 

Cuidados??? 

 

Ícaro orienta a população a não originar incêndios em qualquer tipo de material, por menor que seja o volume, próximo à rede elétrica, pois o fogo pode, além de provocar o desligamento das cargas, danificar os equipamentos e até provocar danos estruturais, o que pode resultar em graves acidentes. “Como durante a seca é comum a ocorrência de queimadas em pastos, uma solução é fazer aceiros, que são faixas ao longo das cercas em que a vegetação é completamente eliminada do solo. Assim, o fogo não passa para a área de vegetação, evitando incêndios e protegendo cercas, postes, balancins e arames.” 

Em áreas urbanas, a maior parte das queimadas ocorre em lotes baldios onde há muita vegetação e, muitas vezes, acúmulo de lixo. Por isso, é importante que seja feita a limpeza dos terrenos e o descarte adequado desses resíduos, a fim de evitar pequenos incêndios próximos à rede.?? 

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, a população pode entrar em contato com a distribuidora pela Central de Atendimento – 0800-062-0196 – ou pelos perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).??E para saber mais sobre segurança, basta acessar www.enel.com.br/pt/movimentopelaseguranca 

 

Sobre a Enel Distribuição Goiás? 

? 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.  

 
 

Fonte(s): Diretoria de Comunicação - Enel Distribuição Goiás

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Ciência & Tecnologia
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Ciência & Tecnologia
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Ciência & Tecnologia
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.