Notícia

Com Sistema Ipê, implantado pelo Governo de Goiás, 75% das licenças ambientais no Estado s

Por meio da plataforma, gestão de processos ficou mais célere e prazos para concessão das autorizações, que em alguns casos demoravam até oi
Com Sistema Ipê, implantado pelo Governo de Goiás, 75% das licenças ambientais no Estado s
Fotos: Semad

Com Sistema Ipê, implantado pelo Governo de Goiás, 75% das licenças ambientais no Estado são liberadas em menos de 30 dias

Por meio da plataforma, gestão de processos ficou mais célere e prazos para concessão das autorizações, que em alguns casos demoravam até oito anos, agora são finalizados em menos de um mês. “O nível de eficiência é muito superior ao que tínhamos em Goiás”, ressalta secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. Modernização de todo sistema foi uma das determinações do governador Ronaldo Caiado desde o início do mandato

O Sistema Ipê, plataforma criada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para emissão de licenças ambientais no Estado, reduziu drasticamente o tempo para análise processual e emissão das autorizações. Atualmente, 52% dos pedidos são atendidos em menos de 15 dias e 23% em período inferior a um mês, respeitadas todas as exigências legais a respeito dos dados e documentos fornecidos pelos empreendedores. A modernização de todo o sistema foi uma das determinações do governador Ronaldo Caiado desde o início do mandato.

Ainda em tempo hábil, 18% das licenças ambientais solicitadas em Goiás são concluídas em menos de 60 dias e outras 7%, que requerem análise mais criteriosa em decorrência da complexidade da atividade a ser desenvolvida ou empreendimento a ser instalado, são liberadas entre 60 e 150 dias. “Um nível de eficiência muito superior ao que tínhamos em Goiás”, ressalta a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis ao enfatizar que em governos anteriores o tempo para emissão de licenças, em alguns casos, demorava até oito anos.

Ela ressalta que a plataforma integra um rol de ações que configuram um novo modelo de licenciamento ambiental implementado pelo Governo de Goiás no ano de 2020. Considerado o mais moderno do Brasil, o novo regramento ganhou celeridade e eficiência com a implantação do Sistema Ipê, plataforma responsável pela condução do processo de concessão de licenças ambientais.

O subsecretário de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Semad, José Bento da Rocha, lembra que, dentre as inovações da plataforma, o Ipê apresenta as condicionantes para além da pré-licença, com olhar voltado para o acompanhamento do processo de concessão, que vai até o período pós licença. “O que estamos fazendo é tirar alguns empreendimentos da clandestinidade e inserir todo mundo no sistema”, relata.

Assim, segundo conta, é possível lançar um olhar mais efetivo àqueles que provocam impactos ambientais de maior relevância. E mais: estabelecer uma padronização acerca das exigências de procedimentos e documentação durante o processo de análise. “Todo histórico processual e movimentação ficam registrados, mitigando possibilidade de fraudes, desvios, enganos, entre outras falhas. Ademais a informação pode ser acessada em qualquer tempo”, afirma.

Segurança
Ainda de acordo com o subsecretário de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, a efetivação do novo modelo de licenciamento ambiental em Goiás foi o coroamento acerca do trabalho sério desenvolvido pelos profissionais da pasta. “É um processo rápido, mas sem deixar de lado a análise ambiental, seja ela feita por um analista ou pelo próprio sistema [Ipê]. Assim, temos buscado agilidade, mas sem perder a segurança que é fundamental no processo de concessão das licenças”, explica José Bento da Rocha.

Isso porque o Sistema Ipê possui uma arquitetura de software robusta, que proporciona a tomada de decisões automatizada por meio da aplicação de questionários. Com este trabalho desenvolvido há mais de seis meses a Semad trabalha atualmente com um sistema único no Brasil, que dispõe de uma tecnologia capaz de dar suporte a todas as tipologias de licenciamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Agilidade
O sistema por si, de maneira segura, filtra informações de documentos mais simples, de ordem burocrática, viabilizando maior concentração dos esforços dos servidores responsáveis pelas análises às considerações de maior importância. A maneira escalonada de perguntas e respostas possibilita ao empreendedor ou responsável técnico promover uma estruturação dos estudos e projetos para apresentação.

Desta forma, mitiga-se erros e, após a realização das orientações e instruções normativas, prevê com maior precisão as etapas restantes e necessárias e traçar a previsão do tempo médio para a conclusão do processo. Caso o empreendedor não providencie a documentação necessária em tempo hábil, completa e correta, mitigam-se possibilidade de retrabalho e manutenção de processos inconclusivos.

Instrução processual
Segundo conta o gerente de Licenciamento Ambiental de Atividades dos Setores Secundário e Terciário (Gelist), Marcelo Bernardi Valerius, o Ipê permite uma melhor instrução dos processos de licenciamento ambiental. “Isso porque, considerando todo o arcabouço técnico, quando o dono do empreendimento ou responsável técnico for inserir os estudos e documentos, o sistema já fará uma checagem e, assim identificar inconsistências”, relata.

Outro aspecto defendido pelo gerente, além do olhar voltado ao empreendimento que será licenciado, a plataforma permite uma visão ampla acerca das imediações. “Tudo fica condensado no sistema, à disposição do analista. Uma ferramenta fundamental para além do licenciamento, pois ajudará o Estado a traçar políticas ambientais”, finaliza.

Fonte(s): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Goiás
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.