Agora

Marcos Resende

07:00 - 10:59

Notícia

Caiado faz passagem de comando do Batalhão de Rotam e entrega 12 novas viaturas

Cerimônia oficializa tenente-coronel Fábio Francisco da Costa como novo comandante
Caiado faz passagem de comando do Batalhão de Rotam e entrega 12 novas viaturas
Fotos: Wesley Costa

“Podem ter certeza de que, da mesma forma que vocês orgulham o povo de Goiás, vou entregar o Estado entre os melhores do País”, afirma governador, que recebeu homenagens juntamente com primeira-dama, Gracinha Caiado, vice-governador, Lincoln Tejota, além de integrantes das forças de segurança pública

O governador Ronaldo Caiado e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participaram, nesta sexta-feira (06/08), da passagem de comando do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) da Polícia Militar do Estado de Goiás, em Goiânia. O vice-governador, Lincoln Tejota, também acompanhou a solenidade, na qual a corporação recebeu 12 novas viaturas modelo S10 para ampliação do patrulhamento e das ações.

Assume o comando da Rotam, cujo batalhão fica localizado no Setor Alphaville, na capital, o tenente-coronel Fábio Francisco da Costa. Ele substitui o coronel Benito Franco Santos, que esteve à frente do batalhão desde janeiro de 2019. “Tenho uma admiração especial pela sua capacidade e coragem”, disse o governador ao se dirigir ao novo comandante. “Você é querido na tropa, tem humildade de coordenar e de estar à frente nos momentos delicados”, pontuou. “Desejo todo sucesso e que continue elevando a bandeira dos raiados aos maiores patamares”, destacou.

Caiado relembrou o apoio que recebeu da corporação no início do governo. “O cidadão goiano reconhece a segurança pública como sendo o melhor resultado obtido em todos os tempos no Estado”, disse. “Podem ter certeza de que, da mesma forma que vocês orgulham o povo de Goiás, vou entregar o Estado entre os melhores do País, graças ao apoio que tive de vocês, que me deram governabilidade”, ressaltou.

O governador, a primeira-dama e o vice-governador foram algumas das autoridades que receberam homenagens da corporação, como forma de reconhecimento pela parceria e apoio à unidade. “A Rotam se destaca pela coragem. Hoje, goza de um reconhecimento da sociedade nunca antes visto. Eu tenho alegria de servir a Goiás ao lado dos melhores”, disse o vice-governador, Lincoln Tejota. “Hoje, por causa da dedicação e do empenho do nosso governador, nossa Polícia Militar encontra-se em um momento diferente”, pontuou durante discurso em que revelou o sonho que tinha de ser policial militar.

Gracinha Caiado, que é considerada madrinha das forças de segurança de Goiás, também ressaltou a atenção especial que o governador Ronaldo Caiado presta aos policiais militares. “A nossa Rotam está sempre ao lado da população e não mede esforços na hora de proteger as famílias goianas”, disse. “É por isso que o governador Ronaldo Caiado não abre mão de externar toda nossa admiração e respeito, além de investir sempre para que nossas tropas continuem fazendo esse trabalho de excelência”, destacou.

Passagem de comando
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, o coronel Renato Brum desejou sucesso ao tenente-coronel Fábio Francisco. “Para substituir o coronel Franco, teríamos que escolher um nome a dedo. Passou pelo crivo do secretário Rodney Miranda e do governador. É um homem que não recusa nenhuma missão e está credenciado para esta difícil missão. Que você possa honrar essa unidade e continuar fazendo a diferença que sempre fez”, disse.

Em sua despedida do cargo, o coronel Benito Franco dos Santos relembrou o período à frente do batalhão e analisou, visivelmente emocionado, a passagem pelo comando: “O cenário era o pior possível. Os crimes que eram grandes tendiam a piorar. Mas aí tivemos resultados e o Rotam virou referência nacional”.

“Nota-se no olhar do governador a paixão que tem pela polícia, pelo Batalhão de Rotam, com uma primeira-dama empática”, pontuou Franco. “Temos um vice-governador que sempre nos tratou bem e demonstrou ser fã da Polícia Militar e um comandante-geral escalado por currículo e competência”, frisou.

Na solenidade, foram entregues ainda medalhas de destaque operacional Anhanguera, nos graus ouro, prata e bronze, para membros da corporação que tiveram bons resultados em operações. Policiais que completaram 10 e 20 anos de serviço efetivo na instituição também foram agraciados com medalha por tempo de trabalho.

Acompanharam o evento o secretário de Estado de Comunicação, Tony Carlo; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; o subsecretário de Segurança Pública, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, representando o secretário Rodney Miranda; o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço; o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Franz Augusto Marlus Rasmussen; o chefe de gabinete da Prefeitura de Goiânia, José Firmino, representando o prefeito Rogério Cruz; o subcomandante da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel André Henrique Avelar de Sousa; o chefe do Estado Maior Estratégico, coronel Evenir da Silva Franco; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Clives Pereira Sanches; a comandante do 2° Batalhão Bombeiro Militar (2°BBM), major Helaine Vieira dos Santos; o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Wellington Paranhos; os vereadores por Goiânia Sargento Novandir e Cabo Senna; a Banda de Música da Polícia Militar, além de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, servidores da segurança pública e demais convidados.

Fonte(s): Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Goiás
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.