Agora

Paulinha Esteves

10:00 - 11:00

Notícia

Caiado entrega premiação a vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás

Ao todo, 2.499 estudantes, de 316 escolas, 96 municípios e 36 Coordenações Regionais integraram disputas esportivas.
Caiado entrega premiação a vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás
Fotos: Wesley Costa

Caiado entrega premiação a vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás na categoria Juvenil, durante encerramento de competição, em Goiânia

Ao todo, 2.499 estudantes, de 316 escolas, 96 municípios e 36 Coordenações Regionais integraram disputas esportivas. “O importante, além de premiar, é o padrão que a Secretaria de Estado de Educação proporcionou para que as crianças pudessem participar das competições”, afirma governador

O governador Ronaldo Caiado entregou neste domingo (12/12), ao lado da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, premiações aos vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás – categoria Juvenil, que vai de 15 a 17 anos. A cerimônia de encerramento reuniu alunos das redes de ensino estadual e privada do Estado, no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Polivalente Modelo Vasco dos Reis, no Setor Oeste, em Goiânia. Os premiados alcançaram os primeiros lugares nas disputas esportivas que reuniram 2.499 estudantes representantes de 316 escolas e 96 municípios. Das 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) existentes no Estado, 36 atuaram nos Jogos.

“O importante, além de premiar, é o padrão que a Secretaria de Estado da Educação deu para que as crianças pudessem participar destes jogos”, afirmou o governador. “Os professores muito bem uniformizados, os times também, recebendo estrutura da secretaria. Nos locais em que disputaram competições, eles foram recebidos em hotéis, em condições ideais, com alimentação correta”, informou. “Ou seja, não ficou naquela situação de ter que ir para uma escola onde cozinhas estavam em condições de insalubridade completa. Vão para terem a chance de vencer, de acordo com seu melhor preparo físico e técnico”, pontuou.

Ao explicar a logística do evento, Caiado agradeceu o empenho dos jovens atletas. “São 17 categorias diferentes que proporcionamos aos nossos alunos. Foi uma etapa dos Jogos Estudantis que engrandeceu, estimulou, e muito, todos os nossos estudantes”, disse. “Fico muito satisfeito pelo governo ter contribuído para o ânimo e autoestima dos nossos professores e alunos. Com isso, Goiás vai galgando espaço e os campeões aqui podem participar, no futuro, dos Jogos Estudantis Brasileiros e, se Deus quiser, se classificar para as Olimpíadas em Paris”, concluiu o governador.

Campeão no taekwondo na categoria até 73 quilos, o jovem Alex Coelho Guimarães Júnior, estudante do CEPMG Padre Pelágio, em Goianira, avaliou sua participação nos Jogos Estudantis de Goiás, em 2021 como “grande experiência, ainda mais com essa estrutura, com tantos esportes e uma organização tão boa assim”, exemplificou ele.

O campeonato começou em novembro com os jogos da fase municipal. No início de dezembro, os participantes disputaram a fase regional em cinco cidades: Rubiataba, Caldas Novas, Formosa, Rio Verde e Goiânia. As competições finais, da fase estadual, ocorreram neste sábado (11/12) e domingo (12/12), na capital. Os participantes competiram nas seguintes modalidades olímpicas e paralímpicas, individuais e coletivas: Atletismo, Atletismo Paralímpico, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Em conformidade com o Manual de Biossegurança do Desporto Educacional, aprovado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus, os jogos não tiveram a presença de espectadores. Os competidores foram divididos em grupos e seguiram uma escala de chegada e partida para evitar aglomerações.

Sobre os Jogos Estudantis
Os Jogos Estudantis de Goiás são organizados anualmente pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desde 2011. O objetivo é fomentar a participação dos estudantes em atividades esportivas e identificar novos talentos nas instituições de ensino.

“Nós estamos dando aos professores que trabalham nas nossas escolas condições. Existe um planejamento que foi feito pela Seduc de que até o dia 10 de janeiro, todas as 40 Coordenações Regionais estarão com material esportivo”, ressaltou a secretária Fátima Gavioli aos responsáveis pelas aulas que estiveram presentes à solenidade. “Vocês, professores, vão começar 2022 com todas as condições de terem as práticas esportivas e também trabalhar com os equipamentos de que precisam”, pontuou.

Durante seu discurso, o deputado estadual Virmondes Cruvinel enumerou motivos pelos quais a atual gestão do Estado deve ser reconhecida na área da Educação. “Um: ter trazido a melhor secretária de Educação do Brasil para Goiás. Dois: o governador fez do compromisso de, até setembro, ter vacina para todos os jovens do estado de Goiás, prioridade. Três: o governador fez Jogos Estudantis com qualidade, hotel, alimentação, organização e isso é importante para o esporte. Quatro: o governador está dando para todos os estudantes do Ensino Médio de Goiás um auxílio de R$ 100. E cinco: o governador reconhece a Educação, os professores e os servidores. É falar pouco e trabalhar muito. Este é o exemplo que o senhor dá e nós, na Assembleia Legislativa, estamos ao seu lado”, salientou o parlamentar.

Campeão olímpico pelo Brasil no vôlei masculino nos Jogos de Atenas, na Grécia, em 2004, além de acumular outros diversos títulos na carreira por clubes e na seleção brasileira, o goiano Dante Amaral, natural de Itumbiara, foi embaixador dos Jogos Estudantis, em 2021. Ele aprovou o empenho do Estado na realização do evento. “É a primeira vez que participo diretamente dos Jogos. A estrutura física é melhor do que antes. Tomara que isso plante a semente e que possamos colher frutos lá na frente”, projetou.

Foram agraciados com medalhas entregues pelas mãos do governador, atletas do Xadrez e da Natação. Na disputa dos 200 metros costas feminino na piscina, Beatriz Araújo Vencio, do Colégio WRJ, de Goiânia, ficou com o ouro e Débora Nely Andrade, do Colégio WR, também da capital, com a prata. Na modalidade Xadrez - Pensado feminino, Maysa de Souza Chagas, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Lázara Flores, da CRE de Inhumas, levou o ouro; Maria Clara de Oliveira, do CEPI Sílvio de Melo Filho, da CRE Morrinhos, ficou com a prata e Adria Cortez Silva, do Colégio Padre Reis, da CRE de Novo Gama, recebeu o bronze. Já na modalidade Xadrez - Blitz, Maria Clara de Oliveira foi premiada novamente, mas agora com o ouro; Maysa de Souza Chagas também foi medalhista outra vez, só que nessa disputa com a prata, e Dhyessica Tauanny Almeida Borges, do Colégio Estadual Indiara, da CRE de Palmeiras de Goiás, garantiu o bronze.

Acompanharam a cerimônia de premiação também o secretário de Estado de Comunicação, Tony Carlo; a subsecretária de Governança Educacional da Seduc, Selma Bastos; o coordenador dos Jogos Estudantis de Goiás em 2021 e superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação, Ítalo Aguiar; a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicléia Cristiana Morais; o comandante de Ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), tenente-coronel Luciano Souza Magalhães; a comandante e diretora do CEPMG Polivalente Modelo Vasco dos Reis, tenente-coronel Michella Rodrigues; a Banda do CEPMG Polivalente Modelo Vasco dos Reis, sob a regência do maestro Reginaldo Sebastião, além de demais estudantes, atletas, autoridades políticas, lideranças de classe e convidados.

Fonte(s): Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Últimas notícias

28 Mar
Esportes
Homem mata garota de programa em motel de Goiânia por não aceitar fim de relacionamento

...

28 Mar
Esportes
Criança de 2 anos tem 80% do corpo queimado por água quente de panela, em Rio Verde

...

28 Mar
Esportes
Prefeitos do PSDB anunciam apoio à reeleição de Ronaldo Caiado

...

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.