Notícia

Ao lado do presidente Bolsonaro, Caiado participa da solenidade de passagem de comando

Organização militar passa a ter como comandante o general de brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.
Ao lado do presidente Bolsonaro, Caiado participa da solenidade de passagem de comando
Fotos: Cristiano Borges

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Caiado participa da solenidade de passagem de comando da unidade de Operações Especiais do Exército Brasileiro, em Goiânia

Organização militar passa a ter como comandante o general de brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel. Deixa a função general de divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes. Com sede na capital goiana e unidades em outros dois estados, Comando de Operações Especiais possui preparação para cumprimento de missões operacionais terrestres. Durante solenidade, Bolsonaro cita compromisso com estado democrático. “Sempre estivemos e estaremos dentro das quatro linhas da nossa Constituição”

O governador Ronaldo Caiado, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, na manhã desta sexta-feira (27/08), da solenidade militar de passagem do cargo de comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro. A cerimônia ocorreu na sede da unidade, localizada no Jardim Guanabara, em Goiânia.

O evento marcou a transmissão solene do cargo, realizada pelo general de divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes para o general de brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel. A cerimônia teve ainda demonstração de salto livre operacional com paraquedistas especializados e inauguração de fotografia na galeria dos ex-comandantes da instituição.

O presidente Jair Bolsonaro reforçou o compromisso com a carta constitucional e enalteceu a atuação dos soldados na defesa da ordem e da liberdade. “Nós sempre estivemos e estaremos dentro das quatro linhas da nossa Constituição. A certeza de termos um futuro promissor passa pelo soldado brasileiro. Que ele seja um anônimo, mas, na verdade, é um gigante na defesa de sua pátria”, assinalou.

Nomeado para assumir o Comando de Operações Especiais (COpEsp), o general de brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, natural de Ponta Porã (MS), é membro do Exército desde 1985 e relembrou a trajetória do serviço especializado que completará 65 anos de existência no próximo ano. “O COpEsp é um sonho antigo: uma grande unidade operacional que conseguisse congregar todas as capacidades das operações especiais do combate moderno. Hoje é uma realidade”, destacou ao se reportar à história de quase 20 anos da unidade.

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que deixa a função, definiu o momento como o fechamento de um ciclo caracterizado por “profunda realização profissional e sentimento de gratidão” e destacou o comprometimento da equipe. “A vibração constante, mesmo nos momentos mais difíceis, mostra que temos o que há de melhor entre os combatentes”, salientou. Nascido no Rio de Janeiro, atua no Exército desde 1984.

O comandante Militar do Planalto, general de divisão Rui Yutaka Matsuda, dirigiu-se ao ex-comandante. “Pela sua liderança, a tropa tornou-se cúmplice de seus valores. Sonham em fazer deste um Brasil maior, soberano e justo”, destacou ao proceder a leitura de elogios dentro do protocolo solene.

Operações Especiais
Com sede em Goiânia, o Comando de Operações Especiais (COpEsp) integra a estrutura do Exército Brasileiro e compreende organizações militares com capacidade de atuação operacional independente e integradas por unidades de combate e de apoio. O COpEsp está subordinado ao Comando Militar do Planalto, integra a Força de Ação Rápida Estratégica do Exército e está preparado para o cumprimento de missões operacionais terrestres.

O Comando de Operações Especiais possui as seguintes organizações subordinadas localizadas em Goiânia: 1º Batalhão de Forças Especiais; 1º Batalhão de Ações de Comandos; 1º Batalhão de Operações Psicológicas; Batalhão de Apoio às Operações Especiais; Base Administrativa do Comando de Operações Especiais; Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear; 6º Pelotão de Polícia do Exército. Ainda vinculado ao Comando, o Centro de Instrução de Operações Especiais fica em Niterói-RJ e a 3ª Companhia de Forças Especiais está situada em Manaus-AM.

Estiveram presentes à solenidade também o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos; o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni; o ministro do Superior Tribunal Militar, o juiz-auditor José Barroso Filho; o comandante do Exército, general Paulo Sérgio de Oliveira; o subcomandante de Operações Especiais, coronel Martins Mota; o chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, general Júlio César de Arruda; o presidente da Fundação Habitacional do Exército, general Araken de Albuquerque; o secretário de Estudos Estratégicos, general Eduardo Pazuello; o chefe do Centro de Doutrina do Exército, general Sérgio Luiz Tratz; o comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, general Helder de Freitas Braga.

Participaram ainda o comandante de Operações Terrestres, general José Luiz Freitas; o eterno comandante da Escola de Sargentos das Armas, general Luiz Carlos Pereira Gomes; o eterno comandante do Comando de Operações Especiais, general Antônio Marcos Moreira; o adjunto do Comando de Operações Especiais, primeiro sargento Claudiomar Viana da Silva; o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães; o secretário de Estado de Segurança Pública, Rodney Miranda; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; os deputados federais Major Vitor Hugo, Magda Mofatto, Glaustin da Fokus, João Campos e Aluísio Guimarães Mendes Filho; o ex-piloto de corridas automobilísticas, Nelson Piquet; além de demais autoridades das Forças Armadas, lideranças políticas e da segurança pública, e convidados.

Fonte(s): Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Goiás
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.