Notícia

Alto índice de doação de órgãos e tecidos pelo Hugol auxiliaram 90 famílias em 2022

Essas doações só foram possíveis graças à autorização de outras 26 famílias
Alto índice de doação de órgãos e tecidos pelo Hugol auxiliaram 90 famílias em 2022
comunicacao hugol

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), é um dos maiores captadores de órgãos e tecidos do Centro-Oeste do país. Em 2022, as doações do hospital ajudaram 90 famílias de todo o Brasil. 

 

Essas doações só foram possíveis graças à autorização de outras 26 famílias, que mesmo em um momento difícil, exerceram a caridade. Maria Júlia Rosa Ferreira Lorenzo, cabeleireira, é irmã de Antônio Rosa Ferreira, que faleceu no ano passado, com 40 anos. Ela acredita que doar os órgãos foi a maior missão do irmão na terra. “Eu acredito que cada um de nós temos uma missão aqui, a do meu irmão foi salvar outras vidas. Nossa família é muito grata a toda equipe do Hugol pelo carinho, atenção e cuidados prestados. Ficamos muito felizes em ajudar o meu irmão a deixar esse legado. Era o que ele queria!”, afirma. 

 

Segundo a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hugol, Lucijane Martins Santos, são exemplos como o da família do Antônio, que proporciona uma melhor qualidade de vida e salva pessoas. “Esse ‘Sim’ das famílias, salva pessoas que estão em uma fila invisível aos olhos: a fila de pacientes aguardando por um transplante. Precisamos nos conscientizar e sensibilizar profissionais da saúde e a população em geral, para que comuniquem seus familiares sobre o desejo de se tornar um doador de órgãos. O direito de escolha quanto a doação, cabe a família, e é através dessa autorização que podemos fazer nosso trabalho. É a chance de salvar a vida de alguém”, diz Lucijane, que também é enfermeira e Supervisora da Organização de Procura de Órgãos do Hospital. 

 

Doação

 

Vários órgãos e tecidos podem ser doados, entre eles coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, vasos sanguíneos, ossos, tendões, pele, medula óssea e válvulas cardíacas. Portanto, um único doador pode salvar muitas vidas. 

 

A retirada dos órgãos e tecidos é realizada em centro cirúrgico, é feita uma cirurgia como qualquer outra. Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em fila única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

Fonte(s): comunicacao hugol

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Saúde
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Saúde
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Saúde
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.