Agora

Marcos Resende

07:00 - 10:59

Notícia

A quarta estimativa de safra 2021 aponta área recorde de grãos em Goiás

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril/2021, quarto realizado no ano, a área plantada de cereais,
A quarta estimativa de safra 2021 aponta área recorde de grãos em Goiás
Agência de Notícias do IBGE

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril/2021, quarto realizado no ano, a área plantada de cereais, leguminosas e oleaginosas (grãos) em Goiás deve aumentar 3,7% frente a 2020, chegando a 6,03 milhões de hectares. O valor é o maior registrado para o ano na pesquisa. Goiás tem a quarta maior área plantada com grãos no país, atrás somente de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Os valores são preliminares e podem ser alterados no decorrer do progresso das culturas.

Goiás tem recorde na produção de soja em 2021

Segundo o levantamento de abril, a área de soja plantada no estado para a safra 2020-2021 em território goiano é de 3,69 milhões de hectares. O valor é 4,0% maior que o registrado na safra anterior (3,55 milhões de hectares). Em produção, a safra de soja produziu 12,90 milhões de toneladas no estado de Goiás, com uma variação de 1,8% em relação ao registrado na safra anterior (12,68 milhões de toneladas). Os dados são preliminares e ocorrências durante o desenvolvimento das culturas modificarão os resultados ao longo dos próximos levantamentos.

Área de Girassol se mantém estável no estado

Estimada em 24,8 mil hectares, a área plantada de girassol em Goiás na safra 2020-2021 é 0,1% maior que a área da safra anterior (24,8 mil hectares), demonstrando uma tendência de ligeiro crescimento no estado. Em produção, são esperadas 41,1 mil toneladas, valor 0,1% menor que o registrado na safra 2019-2020 apesar do pequeno crescimento de área. Goiás segue como o maior produtor de girassol em território nacional, seguido por Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Os dados são preliminares e ocorrências durante o desenvolvimento das culturas modificarão os resultados ao longo dos próximos levantamentos.

Sobre o LSPA

O Levantamento Sistemática da Produção Agrícola (LSPA) fornece informações estatísticas sobre o plantio, colheita, produção e rendimento médio, de forma sistemática, para os principais produtos das lavouras permanentes e temporárias. É uma pesquisa de previsão e acompanhamento das variáveis área, produção e rendimento médio de 25 importantes produtos agrícolas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, de cada cultura investigada dentro do ano civil corrente e prognóstico da safra subsequente.

Fonte(s): Agência de Notícias do IBGE

Comentários

Últimas notícias

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás abre vagas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Oportunidade de Carreira na Energia com Inclusão!

18 Out
Goiás
Equatorial Goiás Anuncia Novos Projetos Culturais em Investimento de R$ 2,2 Milhões

Equatorial Goiás Investe R$ 2,2 Milhões em Cultura: Novos Projetos Anunciados!

18 Out
Goiás
Tributo ao Nirvana e Seattle Supersonics chegam ao Brasil acompanhados por Orquestra

Seattle Supersonics no Brasil: Música do Nirvana ganha vida com Orquestra Sinfônica em Turnê Inovadora!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.